O que vai acontecer depois da denúncia de Caixa 2 ?
- Paulo Gaspar
- 27 de jan.
- 3 min de leitura

Após o artigo publicado na semana passada sobre a denúncia BOMBA do ex-vereador Vinicius Gratti afirmando que houve caixa 2 na campanha eleitoral de Dario Saadi muitas pessoas tem me perguntado o que vai acontecer agora?
O ex-vereador por 3 mandatos Vinícius Gratti que fez parte da coligação que reelegeu Dario Saadi para prefeito de Campinas em outubro de 2024, alegou através de vídeo, que houve caixa 2 na campanha eleitoral (entrada de dinheiro de forma irregular) e que os dirigentes dos 12 partidos da base aliada receberam malas com a quantia de R$ 800 mil reais (No total, quase 10 milhões de reais) além das verbas do fundo eleitoral.
Coligação: "CAMPINAS DO LADO CERTO"
REPUBLICANOS / PSB / PL / PSD / PODE / PP / MDB / SOLIDARIEDADE / AVANTE / PRTB / DC / PRD
Vinícius pontuou que o ex-prefeito Jonas Donizette, padrinho político de Dario Saadi fez seu mandato voltado para a corrupção e que loteou a administração com parentes e amigos e que Dario Saadi permitiu a continuidade do esquema na sua gestão.
Gratti disse no vídeo que “O atual prefeito de Campinas não deveria estar no cargo que ele está hoje. Ele deveria hoje ser cassado, mas o fato é que ele não deveria nem mesmo ter sido reeleito. Eu incentivo os vereadores da oposição, hoje do município, incentivo o Ministério Público a investigar essa denúncia. Eu sei que vou ser perseguido agora. Eu vou pagar um preço altíssimo por esse vídeo”.
Como o ex-vereador mesmo disse no vídeo, ele queria fazer um “desabafo e um pedido de desculpas” aos seus eleitores, porém não mencionou sobre a existência de provas ou se protocolou a denúncia no Ministério Público.
Agora vou dar a minha versão pessoal sobre o que vai acontecer daqui pra frente, baseado no meu entendimento de como funciona o jogo da política:
Vinícius foi vereador por 3 mandatos e portanto conhece muito bem o jogo e os atores envolvidos. Também é advogado, portanto conhece as leis. Sabe que não poderia ter feito tais acusações de forma pública sem ter as “devidas provas”, sob o risco de ser processado por aqueles que ele acusa e ter de arcar com os ônus financeiro, jurídico e outros tipos de retaliações. Por outro lado, até onde sei não protocolou a denúncia no MP, apenas “incentivou” a que a investigação ocorresse. Ou seja, da parte do Vinicius fica evidente o desejo de expor a situação porém sem a intenção de ir “até as últimas consequências”.
Em relação a parte acusada, o prefeito Dário Saadi (Republicanos) afirmou que vai à Justiça para processar o ex-vereador. Em nota, a assessoria do chefe do executivo informou que “toda a prestação de contas apresentada pela campanha do prefeito Dário Saadi foi aprovada pela Justiça Eleitoral. Repudiamos essa denúncia infundada pelo seu conteúdo completamente mentiroso. A assessoria jurídica do prefeito já prepara ação de interpelação judicial e de difamação contra o autor do vídeo (Vinicius Gratti)”.
Eu Paulo, não acredito que o prefeito entrará com a ação na Justiça porque acho que ele não vai querer “pagar pra ver”, sabendo do risco de Vinícius poder estar bem documentado e convenhamos, a chance de não ter tido caixa 2 na campanha é quase zero, uma vez que esse é o Modus Perandi do SISTEMA na maioria dos municípios brasileiros desde sempre.
O inédito nessa história toda é a coragem do Vinícus em fazer esse tipo de denúncia pois sabemos que no financiamento de campanhas eleitorais entra dinheiro lícito e ilícito, por dentro e por fora, podendo até estar associado com o crime organizado, lembrando que ouve até apreensão de um carro pela polícia com R$ 255 mil em espécie com um fornecedor de campanha do PT dias antes da eleição.
Portanto meus amigos, depois de ameaça dos dois lados, nenhum deles vai querer de fato entrar numa disputa judicial e o episódio deverá ficar apenas nas redes sociais... você, concorda? Deixe seu comentário.
Exatamente. Vai ficar só nas redes sociais dos poucos que acompanham a política local. E Vinicius Gratti foi corajoso mesmo. Já que provavelmente vai sofrer pressão e retaliação, eu entregaria tudo ao MP