A dança das cadeiras continua ...
- Paulo Gaspar
- há 3 dias
- 2 min de leitura

No início do novo mandato (2025-2028), o prefeito Dário Saadi anunciou a composição do secretariado e das autarquias municipais, com apenas três alterações nas pastas de Trabalho e Renda, Clima e Ceasa. Contudo, a dinâmica política em Campinas volta a tona com a aprovação do projeto que desvincula a presidência da Cohab da Secretaria de Habitação.
A justificativa oficial para a medida reside na busca por "eficiência administrativa", mas sabemos que essa separação de competências, desprovida de motivos técnicos genuínos e de uma agenda transparente e debatida com a sociedade, configura apenas mais uma manobra para ampliar o número de cargos destinados a aliados políticos, elevando os custos para o cidadão campineiro.
O atual grupo no poder em Campinas comanda a cidade desde a primeira gestão de Jonas Donizette (2013) e agora inicia seu quarto mandato consecutivo (2025-2028), totalizando 16 anos de influência. O sucesso eleitoral dessa coalizão de 12 partidos reside na troca de apoio por centenas de cargos comissionados e controle de áreas da administração, visando à manutenção do poder e à preparação para futuras eleições.
Essa dinâmica de "toma lá, dá cá" garante a "governabilidade" através do clientelismo. A moeda de troca é uma base governista na Câmara Municipal que se comporta de forma subserviente, perpetuando assim o atual grupo e garantindo o “status quo”. Essa prática política do governo Dário Saadi apenas replica o modus operandi do sistema político nacional, sendo o principal entrave para o desenvolvimento do Brasil.
A perpetuação desse sistema que prioriza acordos baseados em interesses pessoais e partidários em detrimento do interesse público e da qualificação técnica, resulta apenas em um governo com foco no curto prazo eleitoral de quatro anos e zero preocupação com o planejamento e o desenvolvimento sustentável de longo prazo.
Quer entender mais sobre como funciona os bastidores da política em Campinas e no Brasil? Acesse o link : https://www.paulogaspar.com.br/post/eles-n%C3%A3o-querem-que-voc%C3%AA-saiba
Comments